Saindo do Japão

Muitos estrangeiros eventualmente têm de sair do Japão. Aqui vai uma listinha de coisas a fazer:

  • Contatar o dono do prédio que você aluga apartamento (se aplicável) pelo menos um mês antes de você sair
  • Cancelar contas de água, luz, gás e Internet
    • Para Internet, é possível que você tenha que enviar o modem de volta pelo correio, então dê tempo hábil para eles mandarem o envelope de devolução de modem (ou seja, ligue com antecedência)
    • Para as contas de água, luz e gás, é possível que eles precisem fazer medição na sua casa, então ligue com antecedência para eles. Além disso, eles podem querer que você quando a pessoa vier na sua casa, ou pague via conta bancária (nesse caso, não feche sua conta)
  • Fechar contas bancárias, se não forem mais necessárias. Leve seu inkan (se aplicável)
  • Ligue para a prefeitura cuidar do lixo grande (sodai gomi ou 粗大ごみ) com antecedência. Você deverá comprar selos no valor certo (certifique-se com a prefeitura onde estes selos podem ser comprados), e deve deixar o lixo grande no local combinado, na data combinada e com o selo colado em local visível
  • Ir para a prefeitura e entregar o formulário de saída definitiva. Resolver pendências com seguro-saúde, impostos (se aplicável) e aposentadoria (se aplicável)
  • Pagar parcelas do seguro-saúde referentes aos meses que você estará no Japão (se aplicável; pergunte para o funcionário da prefeitura quais parcelas devem ser pagas)
  • Pagar todas as parcelas dos impostos referentes ao ano anterior. Ou seja, todos os boletos que você recebeu devem ser pagos
  • Cancelar a conta de telefone. No caso da Softbank, é possível fazer isso nos aeroportos, mas vá com algum tempo de antecedência porque o processo pode ser demorado

Se você for estudante, resolva pendências na universidade, como devolução de livros para a biblioteca, devolução de carteirinha (se aplicável), etc. Pergunte para a secretaria quais procedimentos devem ser feitos.

Além disso, se precisar revalidar o diploma, verifique antes com a secretaria e com o consulado brasileiro qual o procedimento. Você provavelmente terá de ir no Gaimusho (外務省) validar o carimbo da universidade e ir no consulado validar o carimbo do Gaimusho, para só então ir a uma universidade no Brasil com diploma carimbado. Certifique-se que você todos os outros documentos necessários antes de sair do país também. Como eu não fiz isso ainda, não posso postar o procedimento aqui.

Por fim, não se esqueça de serviços de mudança. Existem empresas especializadas em mudança Japão-Brasil, assim como para outros países. Você pode também enviar por correio: barco, SAL, aéreo ou EMS (em ordem de velocidade e preço, do baixo para o mais alto).

Será que eu esqueci de escrever algo aqui? Se alguém lembrar de algo, escreva nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s