Kanazawa

Kanazawa (金沢) é a capital da província de Ishikawa (石川県) e é famosa pela preservação da cultural tradicional japonesa, pelo artesanato e pela culinária. Ela fica fora da rota principal do shinkansen, então muitos turistas estrangeiros não chegam a conhecer a cidade. Para ir para lá, o jeito mais prático é pegar avião até o aeroporto de Komatsu (小松空港), e de lá pegar um ônibus expresso até a estação de Kanazawa (40 minutos, ¥1100).

As principais atrações de Kanazawa estão todas perto uma das outras; dá para ir andando, mas é melhor pegar o Kanazawa Loop Bus, cuja viagem individual é ¥200 e o bilhete diário é ¥500. Existem outras opções de passeio por perto, como o Kaga Onsen (加賀温泉), e outras não tão perto como Takayama (高山) e Shirakawago (白川郷).

Eu peguei o voo saindo lá pelas 10:05 da manhã de Haneda, chegando às 11:05 em Komatsu e 11:55 em Kanazawa. Andei até o mercado Omicho (Omicho Ichiba ou 近江町市場, a 15 minutos andando da estação) para almoçar. Por sinal, a especialidade de Kanazawa são os frutos do mar.

Depois, peguei o Loop Bus em direção ao distrito de Nishi Chaya (にし茶屋街), onde antigamente existiam casas de chá com geishas. O Loop Bus normalmente anda só em sentido horário, mas nos fins de semana de verão existe uma linha que faz o sentido anti-horário também. Chegando no Nishi Chaya, eu fui para o museu Nishi Chaya Shiryo (西茶屋資料博物館, entrada de graça), que tem uma exposição de como eram os quartos antigamente no segundo andar.

Nishi Chaya

Nishi Chaya

Em seguida, eu fui para o Myoryuji (妙立寺), um templo com diversas armadilhas que lembram até coisa de ninja. Esse templo também é conhecido como Ninjadera (忍者寺) por causa disso, mas eles insistem que o templo não tem nenhuma relação com ninja. A entrada é ¥800 e o tour demora 40 minutos (em japonês). Infelizmente, não é permitido tirar fotos do interior, então eu não tenho fotos para postar.

Myoryuji

Myoryuji

Em seguida, fui para a região de Nagamachi (a cerca de 10 minutos andando do Myoryuji), onde existem diversas casas antigas de samurai. Fui primeiro para o museu Shinise Kinenkan, uma antiga casa de mercantes, e depois para o Nomura-ke, uma antiga casa de samurais.

Shinise Kinenkan Museum

Shinise Kinenkan Museum

Nomura-ke

Nomura-ke

Como a maior parte das atrações fecha às 17:00, voltei para o hotel de ônibus. No dia seguinte de manhã, fui para o distrito de Higashi Chaya (ひがし茶屋街), que também é um antigo distrito de gueishas, mas maior que o Nishi Chaya. Lá, fui na casa Shima (entrada por ¥400, ou ¥350 se apresentar o bilhete diário do Loop Bus), que possui uma exposição também. Além disso, por mais ¥700, você pode tomar chá verde e comer um doce japonês no jardim dos fundos.

Shima, em Higashi Chaya

Shima, em Higashi Chaya

Depois, fui de ônibus para o parque Kenrokuen (兼六園, entrada ¥300), conhecido como um dos melhores jardins japoneses do país, e para o Kaga Yuzen Traditional Industry Center para experimentar vestir um kimono feito na região (¥2000 para tirar fotos dentro do prédio, ou ¥4500 para andar com ele até o Kenrokuen), antes indo almoçar no Sakura-tei, um restaurante da região que é meio caro mas vale todo iene pago.

IMG_0245

Kenrokuen

Almoço no Sakura-tei

Almoço no Sakura-tei

Kimono de Kaga Yuzen

Kimono de Kaga Yuzen

Por fim, fui a pé para o 21st Century Contemporary Art Museum, antes tomando um sorvete com folha de ouro que fica do lado do museu. Dei uma olhada também no muse de Noh e na loja de artesanato Hirosaka, que ficam um do lado do outro, embora não tenha olhado muito a fundo por já estar bem cansado. Depois disso, voltei para a estação, comprei omiyages como sempre, e voltei para Tóquio.

Um pensamento sobre “Kanazawa

Deixe um comentário

