Tirando livros da biblioteca

Hoje foi a segunda vez que eu fui em uma biblioteca da Universidade de Tóquio, e primeira vez que eu fui para de fato tirar um livro. Desta vez, eu fui na biblioteca da Faculdade de Letras, prédio número 3 das Letras, primeiro subsolo. Aqui vai um pequeno guia de como se virar lá dentro:

  • Coloque qualquer material seu dentro do locker, depositando ¥100 que serão devolvidos depois. Se você não tiver ¥100, peça no balcão da biblioteca que eles emprestam;
  • Use seu cartão da universidade para passar pela catraca;
  • Procure o livro. Existem mapas e bibliotecários para te ajudar;
  • Quando encontrar o livro e for retirá-lo da prateleira, existem espalhados pela biblioteca uns marcadores de plástico para você colocar no lugar de onde estava o livro. Escreva o nome do livro, o código do livro e sua afiliação no papel, coloque o papel na lateral do marcado de lugar, e o marcador no lugar do livro;
  • Entregue o livro e a sua carteirinha da universidade para o bibliotecário. Você terá um mês para devolver o livro (pelo menos, para o livro que eu tirei, eu tenho esse período)

Para encontrar os livros disponíveis na universidade, vá para o sistema My Opac, entre com o seu código do usuário (10 últimos dígitos que você encontra na parte debaixo da sua carteirinha da universidade) e a sua senha. Depois de buscar pelo livro, ele mostrará nos resultados em quais campi e bibliotecas você pode encontrá-lo, se o livro pode ser retirado e se está disponível, etc.

Deixe um comentário

