Gakuiki Juyo Shiki

Dia 27 de setembro é oficialmente o último dia do mestrado para ingressantes, e neste dia acontece a colação de grau (Gakuiki Juyo Shiki Sotsugyou Shiki ou 学位記授与式卒業式) da Universidade de Tóquio. Este ano é a segunda vez que a cerimônia ocorre também em setembro (antigamente, ela só acontecia em março).

A cerimônia oficial vai das 10h às 11h10 no Auditório Yasuda, mas como eu fui escolhido representante discente dos mestrandos da Graduate School of Information Science and Technology, eu cheguei às 8h45 para vestir a beca que me emprestaram, e ouvir as instruções. Basicamente, como os representantes recebem o diploma das mãos do reitor da universidade (souchou ou 総長), eles falaram como fazer a reverência para as pessoas importantes presentes na cerimônia, entre outros.

Formatura do mestrado

Depois da cerimônia, eu passei na secretaria do meu departamento para pegar as cópias de certificado de conclusão e histórico escolar que eu requeri anteriormente.

Deixe um comentário

