Mais sobre a extensão da bolsa de estudos

Para aqueles que aplicaram para a extensão da bolsa de estudos no final de outubro, o resultado deve estar saindo esses dias. Para finalizar o processo de extensão, você tem que assinar um papel falando que concorda com os termos da bolsa – ou seja, não infringir a lei japonesa, arcar com quaisquer dívidas que você fez, entre outros. No meu caso, o prazo para assinar é de 1 a 7 de março.

Mais um detalhe: até o ano passado ou retrasado, essa extensão era meramente uma formalidade. Em geral, todos que aplicavam, conseguiam a bolsa. A partir desse ano, por causa do corte de gastos do governo japonês, a extensão de mestrado para doutorado agora passa por uma banca do Monbukagakusho para ser aprovada. E infelizmente, eu não sei os critérios que a banca usa, mas se alguém tiver alguma ideia, por favor escreva nos comentários. A única coisa que eu sei é que ter publicação internacional ajuda.

P.S.: Esse corte de gastos fez com que o número de bolsas cair bastante (eu ouvi dizer que era de 25% a 50%, mas são só rumores). E isso afeta além da extensão, o processo seletivo da bolsa. Ouvi dizer que nesse ano houve corte na aprovação final da bolsa em fevereiro, coisa que não acontecia antigamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s