Defesas de mestrado e doutorado

Aproveitando a leva de mestrandos e doutorandos que estão para fazer suas respectivas defesas, eu assisti algumas defesas para saber como é o jeito (lembrando-se que isto vale para o Department of Creative Informatics da Universidade de Tóquio, mas não necessariamente vale para outros departamentos ou faculdades).

Defesa do Mestrado

A defesa de todos os mestrandos ocorre em dois dias (27 e 28 de janeiro para quem entrou em Abril) na sala de reuniões principal em Akihabara. Cada mestrando tem 25 minutos de apresentação e 5 de perguntas, sendo a banca formada por dois professores do departamento (que não são o seu orientador). O horário da sua apresentação será enviado por e-mail.

A tese deve ser escrita em formato padronizado, com template Latex disponível aqui: http://www.ci.i.u-tokyo.ac.jp/2010/mtstyle/. Este link pode mudar conforme o ano, então se não conseguir acessar, tente mudar o ano na URL (ou tente com uma máquina com IP dentro da universidade). O upload deve ser feito nesta página (de novo, a URL pode mudar com o ano) até às 17:00 do dia 21 de janeiro.

É aconselhável que você tenha pelo menos uma publicação (nem que seja em conferência doméstica) e que tenha resultados positivos.

Defesa do Doutorado

A defesa de doutorado é mais complicada, mas pelo que meu orientador disse para um doutorando, é nos mesmos moldes da qualificação (não que eu tenha assistido a qualificação): uma hora de apresentação + uma hora de perguntas, com banca feito por professores do departamento (e talvez alguns convidados). Depois da sessão de perguntas, as pessoas que não fazem parte da banca (incluindo o doutorando) devem se retirar da sala para que a banca faça o seu julgamento.

Quanto às vestimentas, pelo que eu vi, não precisa necessariamente ser terno e gravata – em geral ir de camisa e calça parece ser o suficiente. Mas isso talvez seja no meu departamento, porque eu vi pessoas defendendo de terno e gravata também.

À medida que eu for descobrindo mais coisas, eu vou atualizando esta página!

Deixe um comentário

