Doyou no Ushi no Hi

Unagi no Kabayaki

Dia 26 de julho de 2010 é o Doyou no Ushi no Hi (土用の丑の日), sendo que esta data varia ano a ano, e tem como principal costume comer enguia (unagi ou 鰻).

É comum das pessoas, principalmente aqueles que não estão familiriazados com os kanjis, perguntarem por que comer enguia no “sábado da carne”. Não confundam “土曜の丑の日” com “土用の丑の日”! Embora tenham a mesma leitura, são coisas completamente diferentes! Doyou (土用) é um período de mudança de estação do calendário tradicionalmente usado no Japão (conhecido como lunissolar), assim como o Setsubun. O doyou do verão indica, por sinal, que estamos exatamente na metade do verão (ou seja, nos dias mais quentes). Ushi no Hi (丑の日) é literalmente Dia do Boi (o segundo signo do horóscopo chinês), e ele acontece diversas vezes durante o ano.

Mas por que comer enguia? Existem algumas histórias por trás desse costume, e a mais famosa acontece durante o Período Edo. Um dono de restaurante de enguia não estava indo bem com os negócios, e resolveu procurar ajuda de Gennai Hiraga, um famoso acadêmico. Este aconselhou o dono a colocar uma placa fazendo propaganda do Doyou no Ushi no Hi, porque as pessoas da época acreditavam (sabe-se-lá por que) que comer comidas que começavam com a letra “u” (como “unagi”) ajudaria a passar o calor do verão. Com isso, o restaurante conseguiu mais clientes, e as pessoas passaram a comer enguia grelhada (unagi no kabayaki ou うなぎの蒲焼) nesse dia.

A saber, enguia contém vitaminas A, B1, B2, D e E, que são bons para aumentar a estamina no verão. Outro prato bastante famoso é o unadon (うな丼), donburi de enguia.

Referência:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s