Comprando omiyages em Tóquio

Para aqueles que precisam comprar omiyages (lembrancinhas) em Tóquio e não sabem por onde começar, aqui vão algumas dicas.

Omiyages tradicionais japoneses

Se você tem que levar qualquer tranqueirinha para o Brasil, uma opção agrada uma boa parte das pessoas que nunca veio ao Japão é dar coisinhas que lembrem um pouco da cultura tradicional japonesa: yukatas (浴衣), hachimakis (ハチマキ), lenços, leques, prendedores de cabelo, pratinhos de porcelana, porta-moedas com desenhos de sakura, mouse pads ou chaveirinhos com sushis desenhados, piões, o que for.

Existem alguns bons lugares para comprar, e aqui vão eles:

  • Asakusa (浅草): Na rua entre o Kaminarimon (雷門) e o Sensouji (浅草寺), existem muitas lojas de tranqueirinhas, comidas, etc. de todas as faixas de preço. Se você está procurando por variedade, aqui é o lugar. Mas mesmo que você não esteja procurando presente e quiser dar uma olhada nas lojas, vale a pena visitar o shitamachi.
  • Oriental Bazaar (オリエンタルバザー): Localizado em Omotesando, é a única loja com estilo japonês antigo – não tem erro. A loja em si pode parecer cara à primeira vista, mas eu pessoalmente achei os preços bem acessíveis (para alguns itens, os preços eram menores que Asakusa). Enquanto Asakusa possui mais tranqueirinhas vendidas em barraquinhas, o Oriental Bazaar vende coisas com mais cara de presente.
  • Little Edo em Kawagoe: Um pouco longe de Tóquio (cerca de 30 minutos a norte de Ikebukuro), mas vale a pena pelo passeio também.

Além desses dois, alguns lugares turísticos também têm lojas assim: Meiji Jingu, Tokyo TowerAkihabara (na Yodobashi no andar dos computadores internacionais) dos que eu me lembro.

Se vocês quiserem roupas tradicionais, eu aconselho a comprar um yukata que é mais em conta (kimono ou hakama é muito caro). Para comprar yukata, se for no verão em julho, existem muitos lugares para cá e para lá vendendo. Fora de estação, é mais difícil, mas uma dica é o Oriental Bazaar e a Yodobashi Akiba.

Comida

Para quem quer omiyage comida (especialmente que vai voltar para outro lugar do Japão e precisa levar lembrança para o laboratório ou sensei), os melhores lugares são:

  • Estações de trem: A estação de Tokyo é a melhor em termos de omiyages comestíveis e de ekiben (bentô de estação), uma vez que de lá saem quase todos os shinkansen de Tóquio. Na estação de Shinjuku, procure no depachika da Odakyu (subsolo), mas aí os preços são um pouco mais salgados. Não me surpreenderia se tivesse omiyages em Shinagawa e Ueno também, que são pontos de shinkansen.
  • Aeroportos: Haneda com certeza. Narita não tem tanto quanto Haneda, mas deve ter alguma coisa (eu pessoalmente não lembro).
  • E claro, Asakusa e Tokyo Tower também têm.

Omiyages de cultura pop japonesa

Para tudo aquilo que tiver relação com mangá, anime, Hello Kitty e outros bichinhos fofinhos, aqui vão algumas dicas:

  • Akihabara: Tudo sobre mangá, anime e eletrônicos espalhadas em muitas lojas (algumas com entrada quase invisíveis):
    • Mangá e anime: Uma das lojas mais famosas é a Gamers, que fica na saída Denkigai da estação, em frente ao Labi. Claro, existem diversas outras espalhadas que eu não sei.
    • Action figures: Aparentemente, a melhor loja está na Chuo Doori, mas prepare-se para andar um bocado (quase na estação Suehirocho).
    • Jogos: Dêem uma olhada na Sofmap, Traders (para jogos usados), ou ande em direção a Suehirocho para jogos antigos.
  • Mais mangás e animes: Um lugar bom (mas não necessariamente em Tóquio) é o Landmark Tower em Yokohama, na região de Minato Mirai. Lá existem um Poké Center, uma loja da Shounen Jump e uma outra do Estúdio Ghibli.
  • Coisas fofas: Gift Gates da Hello Kitty, lojas como o Loft no departamento de brinquedo, ou lojas de brinquedo em geral (existe uma Kiddy Land do lado da Oriental Bazaar em Omotesando). O subsolo da estação de Tokyo também tem lojas do Snoopy e afins. Para coisas do Estúdio Ghibli, existe o Landmark Tower em Yokohama ou Museu do Estúdio Ghibli (além do subsolo da estação de Tokyo).
  • J-Pop: Lojas de música, como a Tower Records em Shibuya (partindo do Hachiko, seguir à direita do Starbucks em direção ao Shidax).

Se alguém tiver dúvida onde fica alguma dessas coisas, deixem um comentário que eu explico direitinho com um mapa! Ou também se quiserem saber onde comprar algum outro tipo de omiyage, eu posso tentar me informar.

[Atualizado em 09/01/2011]:

A região de Koedo, em Kawagoe, Saitama, também é um lugar muito bom para se comprar omiyages!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Comprando omiyages em Tóquio

  1. Olá! Queria saber em qual lugar é melhor estacionar (perto de qual referência, se possível). Muito obrigada! Quero comprar omiyage bem baratinho, rs…Muito obrigada!

  2. Olá, muito bom o seu Post. Sugeriria que, se possível, acrescentasse as estações de metrôs e, melhor ainda, com as saídas mais convenientes.

    Valeu

    Obrigado

    David Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s