Certificado de Assuntos Registrados

Quando você é registrado no Japão, você ganha o seu Alien Registration Card (Gaikokujin Touroku Shoumeisho ou 外国人登録証明書), que funciona como o RG no Brasil.

Além desse papel, você também pode pegar um certificado que funcionaria como uma mistura de atestado de registro e comprovante de residência: o chamado Certificate on Registered Matters em inglês, conhecido por aqui pelo nome curto de Gaikokujin Touroku Genpyou Kisaijikou Shoumeisho (外国人登録原票記載事項証明書). Para os moradores de Setagaya, é aquela folhinha azul que você deve ter entregado para a faculdade, para o banco na hora de abrir uma conta e para a sua operadora de celular.

Agora a boa notícia para aqueles que querem tirar isso: vocês não precisam ir até a prefeitura de Setagaya (pegando o ônibus 24 a partir de Seijo-Gakuenmae). É possível ir nos Escritórios de Administração dos Distritos (Sougou Shisho ou 総合支所). O mais perto, do distrito de Kinuta, fica em Seijo mesmo, do lado da estação! É lá também que se pode resolver coisas relacionadas a imposto de renda, seguro-saúde nacional, etc.

Seguindo o mapa, entre no prédio do escritório. O lado direito é o escritório da prefeitura, o esquerdo é outra coisa. Para tirar o Certificate on Registered Matters, vá para o balcão 12 da Seção de Registro de Família (Koseki Gakari ou 戸籍係). Na mesinha na frente do balcão, vai ter uma folhinha para requerer o certificado. Preencha, entregue no balcão, espere 5 minutos, pague ¥300 por cópia e pronto! Só lembrando que você não pode fazer o registro do Gaikokujin Touroku lá (tem que ser na prefeitura), pode apenas requisitar o certificado mesmo.

Mais informações:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s