Kodomo no Hi

Dia 5 de maio é comemorado no Japão o Kodomo no Hi (こどもの日 ou 子供の日, em geral escrito em hiragana mesmo), traduzido literalmente como “Dia das Crianças”, mas na prática sendo o Dia dos Meninos, já que o Dia das Meninas é comemorado no Hina Matsuri.

A decoração para o Kodomo no Hi consiste em hastear os famosos Koi Nobori (鯉のぼり), as bandeiras em formato de carpa, e ornar a sala de visita com capacetes, armaduras, espadas e flechas, representando os heróis de contos infantis Kintaro (金太郎), Shoki (鍾馗) e Momotarou (桃太郎).

Koi Nobori

Sobre o Koi Nobori, diz-se que as carpas se transformam em dragões quando nadam correnteza acima. Hasteia-se então uma bandeira para cada criança, simbolizando respeito pelas crianças e desejando-lhes força. Aliás, os outros ornamentos simbolizam também um menino saudável e forte.

Outros costumes do Kodomo no Hi são as guloseimas, que incluem chimaki (粽), bolos de arroz embrulhados em folhas de bambu, e kashiwa mochi (柏餅), bolinhos de arroz com anko envoltos em folhas de carvalho.

Música

A música tradicional para o Kodomo no Hi é chamado “Koi Nobori” (鯉のぼり).

屋根より高い 鯉のぼり
O Koi Nobori mais alto que o telhado
大きい真鯉は お父さん
A carpa grande é o pai
小さい緋鯉は 子供達
A carpa pequena é o filho
面白そうに 泳いでる
Estão se divertindo nadando

3 pensamentos sobre “Kodomo no Hi

  1. Olá Kenji! Muito prazer em conhecê-lo e em conhecer seu blog também! Que é muito bacana mesmo! =) Eu dei grande atenção para sua postagem sobre o Dia dos Meninos que até então eu só chamava de Koinobori! X) Quarta vindoura eu devo fazer uma apresentação sobre o Japão em 5 minutos! E eu estou buscando muitas fontes na internet sobre Odaiba que é um lugar que me interesso muito em conhecer! Logo, encontrei seu blog! =) Que sorte né? ^^ Eu queria fazer Letras na USP para aprender Japonês, mas na República que eu morava os Eng. da Computação me desanimaram! X) Eu faço Administração na Universidade Federal de Itajubá -UNIFEI, conhece? =D Também, tenho vontade de estudar na Todai! É o nome da Universidade de Tóquio né? Mas, parece que a univer que faço tem convênio com Osaka! Mas, sobre Osaka não sei sobre as universidades! X) Enfim, já favoritei seu blog e visitarei frequentemente para aprender mais sobre o Nippon! ^^

    Grande abraço e sucesso pra você por ai! =)

  2. Eu já ouvi falar, mas para dizer a verdade eu não conheço tão bem assim!

    Sim, a Universidade de Tóquio é chamada de Toudai aqui (o nome inteiro é Tokyo Daigaku). Em Osaka, eu conheço a Universidade de Osaka, que está entre as melhores do Japão também. Mas como todo estudante da Toudai, eu tenho que falar que a Toudai é melhor! Hahaha!

    E valeu por ler meu blog! Se tiver alguma coisa que você tenha interesse em saber, pode perguntar que eu vou tentar responder!

    Abraço!

Deixe um comentário

