Clubes e atividades extra-curriculares

Aqui no Japão, existe uma cultura muito forte de clubes. Os clubes, aqui conhecidos como クラブ (eu já vi utilizarem o kanji 倶楽部 também, que tem a mesma leitura) e サークル, são uma parte importante da vida de estudante, existindo desde o ginásio e estendendo até a faculdade.

Existem diversos tipos de clubes, que podem ser: clubes de esporte como futebol, tênis, tênis de mesa, natação, atletismo, baseball arco e flecha e outros; clubes culturais como ikebana, shogi (xadrez japonês), fotografia, cerimônia do chá, caligrafia, teatro, intercâmbio internacional, línguas, debate e outros; clubes de música e dança, como coral, kei-on (軽音), shamisen, dança japonesa; e até clubes de serviço voluntário. Na língua japonesa, os clubes são chamados de um nome + bu (部). Por exemplo, 剣道部 (kendou-bu, para kendô), 弓道部 (kyuudou-bu, para arco e flecha japonês) e 国際交流部 (kokusai kouryuu-bu, para intercâmbio internacional).

Em geral, os alunos escolhem apenas um clube quando entram, e passam lá a eternidade. É muito difícil conciliar mais que um clube, já que em geral os clubes que entram em competições têm atividades (bukatsu ou 部活) todo dia depois da aula (houkago ou 放課後), e às vezes antes da aula e durante o intervalo do almoço. E claro, durante as férias de verão inteiras.

Mas uma boa maneira de se fazer amigos é de fato entrando em um clube, já que as pessoas são mais abertas com os membros do mesmo clube. Claro, nos clubes existe muito forte o esquema de hierarquia sempai-kouhai, mas eles devem dar uma folga para os estrangeiros.

Se você for da Universidade de Tóquio e quiser entram em um clube, alguns avisos. A maioria deles é no campus de Komaba, onde se concentram os alunos dos dois primeiros anos da graduação. Obviamente, a maior parte dos integrantes é de fato alunos dos dois primeiros anos, mas eles não farão distinção contra ninguém – existem clubes que pessoas não afiliadas à universidade participam, inclusive.

Caso vocês tenham interesse, ou vocês podem ir para o campus de Komaba no mês de abril e pegar os folhetos dos clubes que serão distribuídos por todo o campus, ou acessar este site (desculpem, só existe em japonês).

Anúncios

Um pensamento sobre “Clubes e atividades extra-curriculares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s