Kenkoku Kinen no Hi

Hoje é outro feriado, chamado de Kenkoku Kinen no Hi (建国記念の日), ou algo como “Dia da Fundação do País”.

Esse feriado não tem muita comemoração – apenas algumas bandeirinhas a mais hasteadas aqui e ali. Talvez tenha a ver com a falta de patriotismo japonês do pós-Guerra. Aliás, essa falta de patriotismo chega a ser tanta que algum tempo atrás, alguns professores de escolas públicos se recusavam terminantemente a se levantar e cantar o hino do Japão quando este era tocado nas escolas. Aliás, se recusavam a sequer se levantar.

Por sinal, tanto o hino “Kimi ga Yo” (君が代) quanto a bandeira Hinomaru (日の丸) são associados à Guerra e ao imperador, e não são muito bem-vistos por muitos japoneses.

2 pensamentos sobre “Kenkoku Kinen no Hi

  1. Oi André,
    Como vai?
    Eu achei o seu blog no Google ao procurar por bolsas no Japão. Em menos de 5 minutos já fique morrendo de vontade de ir para o país. O blog é bem informatiovo e eu já coloquei nos meus favoritos.
    No momento eu moro na Índia e em 4 semanas eu volto para o Brasil.
    Então… onde eu posso ver os programas de bolsas do governo Japonês? Fica muito dificil conseguir caso eu tenha mais de 30 anos e formado em 2002?
    Abracos,
    vinalves@gmail.com

Deixe um comentário

