Setsubun

Todo dia 3 de fevereiro é comemorado o Setsubun (節分), ou seja, o fim do inverno e começo da primavera. Também chamado de Risshun (立春), faz parte das comemorações do Haru Matsuri (春祭り).

O Setsubun é visto algo como o Ano Novo, e é acompanhado por rituais de limpeza contra maus espíritos. Esse ritual é chamado de mamemaki (豆撒き), e nele o toshiotoko (年男, ou seja, o homem cujo signo chinês rege o ano) ou o homem mais velho da casa joga soja assada (fukumame ou 福豆) para fora da porta ou para algum membro da família vestido de demônio (oni ou 鬼), enquanto grita “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” (“鬼は外!福は内!”, ou seja, algo como “Demônios fiquem fora, sorte fique dentro”). É costumeiro também comer depois um fukumame para cada ano de vida.

Esse ano é o ano do tigre, meu signo do horóscopo chinês. Alguém topa se vestir de oni para eu jogar fukumame em cima?

A saber: No Brasil, a data oficial do início da primavera é justamente no equinócio, que cai no dia 20 de março no hemisfério norte. Contudo, em diversas partes do mundo, a definição é diferente. No Japão mesmo são aceitas diversas definições, e o início da primavera no Risshun tem relação com as 24 divisões do ano solar (nijuushi sekki ou 二十四節気).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s