Conhecendo Tokyo: Yushima Tenjin

Yushima Tenjin (湯島天神), cujo nome oficial é Yushima Tenmangu (湯島天満宮), não é um ponto turístico dos mais visitados em Tóquio, mas no começo do ano ele ganha um movimento maior que o normal. Isso porque lá é o local que os estudantes do Ensino Médio japonês e os universitários vão para rezar para ir bem em provas – principalmente para quem quer entrar na Universidade de Tóquio.

Localizado a 5 minutos a pé do portão Tatsuoka (竜岡門) da Todai, o Yushima Tenjin recebe milhares de “ema” (絵馬) dos estudantes. Emas são pequenas placas de madeira que as pessoas escrevem seus desejos, e devem ser pendurados em templos xintoístas. O nome vem que antigamente, as pessoas doavam cavalos para os templos. Como cavalos são caros, eles passaram a pendurar plaquinhas com o desenho de um cavalo (daí o nome, que é literalmente “desenho de cavalo”), e atualmente é uma plaquinha com qualquer desenho.

Emas pendurados em Yushima Tenjin. Exagero?

Eu já tinha ouvido falar que o templo ficava lotado de plaquinhas no começo do ano, então resolvi dar uma passada lá hoje. A foto aí em cima é apenas um dos cinco aglomerados que eu vi (sim, existem mais quatro desses amontoados de plaquinhas). Quase todos pedindo para passar em alguma prova.

Yushima Tenjin também é conhecido pelas árvores de ume (梅), a ameixa japonesa usada principalmente em onigiris. Elas florescem em fevereiro e março, mas em janeiro já existem algumas flores nas árvores.

Ume e um passarinho

De qualquer forma, a melhor época para ver umes e emas é no meio para o final de fevereiro. Mas prepare-se para pegar o templo lotado de gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s