Mochi

O mochi (餅) é um doce típico feito de arroz. Ele é feito especialmente no fim de ano, uma vez que é tradição japonesa comer esse doce no Ano Novo (Oshougatsu ou お正月).

Aliás, o próprio método de preparo do mochi é cerimonioso – não como uma cerimônia do chá, mas algo como um festival. No chamado “mochitsuki” (餅つき), as pessoas se unem para fazer o mochi. Existe todo um ritual de preparo antes e depois, como lavagem do arroz, entre outros, mas a parte mais interessante é o amassar do arroz para transformá-lo em pasta. Para isso, é exigido que uma pessoa levante uma espécie de martelo (muito pesado, por sinal) e vá batendo o arroz, enquanto outra vai girando. Os experts fazem isso muito rápido, sem que o dedo da pessoa que está virando o arroz seja martelado junto. Todo esse cerimonial representa um esforço árduo e solidário! No Brasil, eu fui um dia para o Ikoi-no-Sono bater mochi lá!

Mais uma coisa: nem todo mochi é batido no fim do ano. O sakuramochi (桜餅), por exemplo, é um wagashi feito obviamente na primavera. E outro mochi que eu acho bem legal é o yakimochi (焼き餅). Ao contrário do que parece, yakimochi não é apenas um mochi assado – é como se diz “ciúmes” em japonês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s