Nabemono

Nabemono é um dos tipos de comida típica japonesa de inverno, consistindo basicamente de legumes, verduras, toufu, udon e/ou carne cozinhados em água ou em um caldo, normalmente à base de shoyu. Os nabemonos mais famosos são:

  • Sukiyaki (すき焼き): Carne, verduras e legumes, toufu, cogumelos, konnyaku, etc, cozidos em um molho de shoyu;
  • Oden (おでん): Nabemono vendido em konbinis (como o Seven Eleven do lado de Soshigaya);
  • Shabu shabu (しゃぶしゃぶ): O nome é uma onomatopéia que explica como é o prato – basicamente, você mergulha a carne na panela de água quente, fazendo “shabu shabu”, tira, coloca no molho e come. Do estilo de um fondue de carne;
  • Chankonabe (ちゃんこ鍋): O prato dos sumôs.

Um dos motivos de por quê nabemono é tão famoso é que além de gostoso, leve e quente, é fácil de fazer. Só cortar tudo e deixar tudo em um prato de uma panela de água quente, que as pessoas que comem são as responsáveis por cozinhar!

Hoje fomos para um izakaya em Chitose-Funabashi (千歳船橋駅), uma estação do lado de Sengawa, que é acessível a pé em uns 25 minutos, de táxi ou de ônibus que passa na frente de Soshigaya (e tem o nome “Chitose-Funabashi” no letreiro). Lá, resolvemos pedir um nabemonos individuais. Estava bem bom pelo preço!

O gyunabe da Adriana com o ovo bonitinho no meio

O único detalhe: eu sou uma negação na cozinha, então deixei o fogo alto demais, o caldo evaporou todo e as coisas começaram a grudar no fundo da panela! Mais um para a série “Kenji não sabe cozinhar“.

Exemplo de como não fazer: Caldo evaporado, ovo bagunçado, etc etc...

4 pensamentos sobre “Nabemono

  1. Eu tenho vontade de comer o prato dos sumôs! Eu sou magrinho! =x …rs…
    Eu costumo dizer para minha mãe na cozinha, se o prato que eu fizer der errado eu como! X) A questão é que geralmente quando dá certo todos comem e não sobra pra curtir mais tarde! Snif snif! Adoro bolinhos de arroz com shoyu! Não sei porque, mas de tão simples é bom! X) huahuahuahua
    Adorei sua postagem e as fotos!!! ^^ Ta ai a prova do prato sem caldo! ^^ hihihi Ta com cara de mexido! XP

Deixe um comentário

