Sobre a extensão da bolsa de estudos

Logo logo termina mais um período para aplicar para a extensão da bolsa de estudos do Monbukagakusho de pós-graduação (kokuhi enchou shinsei ou 国費延長申請). Eu apliquei no primeiro semestre (não lembro a data certa), mas tem bastante gente que precisa aplicar agora.

Então, quem é elegível? De acordo com o e-mail que eu recebi do meu departamento, os estudantes de pesquisas que entrarão no mestrado ou doutorado em abril ou outubro de 2010, quem está no mestrado e vai entrar no doutorado em abril ou outubro do ano que vem ou quem terminará a bolsa em março do ano que vem (para aqueles que forem ler esse post fora da data, agora é outubro de 2009!).

Os documentos a serem entregues são:

  • 現在、研究生等の非正規生として在学し、平成22年4月(又は平成22年10月等)に大学院修士課程又は博士課程に進学する者 (para quem vai deixar de ser pesquisador):
    • 申請書(別紙様式1-1) (formulario de aplicação)
    • 研究計画書(A4版 様式任意) (plano de pesquisa)
    • 推薦調書(別紙様式3) (protocolo de recomendação)
    • 指導教員の意見書(別紙様式4) (opinião do orientador)
  • 現在、大学院修士課程に在学し、平成22年4月(又は平成22年10月等)に大学院博士課程に進学する者 (para quem vai deixar de ser mestrando e virar doutorando):
    • 成績証明書(大学院修士課程で取得可能な最近のものまで) (histórico escolar do mestrado)
    • E todos os outros documentos acima
  • Para aqueles que foram terminar a bolsa, tem um formulário específico de desistência (seja por término normal ou outros motivos).

Não se esqueçam: tem documentos que o seu orientador tem que preencher, então não deixem para a última hora! Os documentos foram enviados para mim por e-mail, mas é possível que vocês tenham que pegar no escritório do departamento.

E uma dúvida que parece que acontece bastante: o que escrever no plano de pesquisa? Principalmente para os estudantes de pesquisa que ainda não decidiram o que fazer da vida (eu inclusive na época), meu orientador me disse para escrever o plano que eu escrevi quando eu apliquei quando fui prestar a bolsa. Como são 3 páginas, eu simplesmente diminui o espaçamento de 1,5 para 1 linha, ajustei as margens (só isso já deve diminuir de 6 para 4 páginas) e cortei um pouco do conteúdo.

Deixe um comentário

