Básico do Shamisen

Como vocês devem saber (ou não), eu estou fazendo aula de nagauta shamisen com a Fujimoto Kumiya-sensei (藤本久美弥先生) da Escola Fujimoto (藤本会) de shamisen, aprendendo mais músicas de min’you e matsuri no shitamachi (下町) de Ueno. Já fazendo uma pequena propaganda para a minha sensei, eu estou gostando muito das aulas!

Então, agora vamos ao básico do shamisen:

O shamisen e seus acessórios

Além do shamisen, você vai precisar de uma série de outros acessórios para ele (claro que na aula a sensei tem tudo):

  • Bachi (撥): A palheta com a qual você toca as cordas;
  • Hiza-ate (膝あて): Um tapetinho de plástico que você coloca em sua coxa para que o shamisen não escorregue dela quando você estiver tocando. Também conhecido como hiza-gum (膝ゴム);
  • Yubi-kake ou yubi-suri (指かけ): Um pedaço de pano que ajuda você a deslizar seu dedo pelo braço do shamisen;
  • Choushibue (調子笛): O afinador;
  • As cordas, sendo a primeira (一の糸 ou ichi-no-ito) a mais grossa e a última (三の糸 ou san-no-ito) a mais fina;
  • Tsuyabukin (つや布巾): Paninho para limpar seu shamisen depois do uso.

A afinação

A afinação é um dos pontos mais interessantes do shamisen, e algo que causa um tremendo ponto de interrogação em quem está acostumado com instrumentos ocidentais como o violão.

Como o shamisen foi feito para cantar junto, e as pessoas têm alcances diferentes, no shamisen é possível você afinal de acordo com a nota que a pessoa consegue cantar. A afinação mais usada é a Honchoushi (本調子) com a primeira corda em Dó, ou seja, as afinações ficam em C-F-C. Mas se a pessoa tiver voz mais aguda, ela pode afinar D-G-D, por exemplo.

Além do Honchoushi, existem outros esquemas de afinal que são auto-explicativos caso você entenda os kanjis. Por exemplo, o ni-agari (二上がり) significa que a segunda corda deve ser aumentada em um tom, e o san-sagari (三下がり) indica que a terceira deve ser diminuída em um tom.

Partitura

Existem claro tipos de partitura para shamisen:

  • A primeira é igual à ocidental, mas aí você perde a flexibilidade de afinar o shamisen em qualquer tom, uma vez que ela diz a nota que você tem que tocar e não a posição;
  • A segunda é parecido ao kunkunshi (工工四) do sanshin, no qual ele diz a posição que você deve colocar o seu dedo – só que em kanji;
  • A terceira é similar à anterior, com a diferença que ao invés de kanjis temos números (essa é que a Fujimoto-kai usa);
  • A quarta e última é a chamada “kuchi-jamisen” (口三味線). Quem sabe ler os kanjis sabe o que espera. Basicamente, a partitura é o sensei cantar a música e você se virar para decorá-la.

Duas técnicas básicas

A primeira delas é chamada de “sukui” (すくい) e é quando você toca com seu bachi fazendo o movimento para cima. Ela é indica com um “ス” na partitura. A outra é a “hajiku” (弾く), indicada com um “ハ”, que é quando você toca a corda com algum dedo da mão esquerda (supondo que você segure o bachi com o direita).

Anúncios

11 pensamentos sobre “Básico do Shamisen

  1. Pingback: Noções básicas do Shamisen « romanisbetter

  2. Que interessantíssimo! tenho muita vontade de aprender a tocar este instrumento tão peculiar!
    Só preciso sabe onde eu posso comprá-lo…rsrsrs
    Onde vc faz aulas? vc ainda faz aulas?
    E obrigado por compartilhar um pouco do que você sabe!
    abraços!

  3. Aqui no Brasil, tem em Taubaté, e o mesmo professor de Taubaté vem semana sim, semana não, pra Liberdade. Procure pelo Tsukasa Kaito-sensei! Inclusive, um dos melhores insutrmentistas japoneses que conheço! Ele constrói e ensina Shamisen, Taiko, Shakuhachi, etc…

    http://www.kaitotaiko.com.br

  4. http://www.kaitotaiko.com.br

    Tsukasa Kaito-sensei, um dos melhores instrumentistas que conehço de música japonesa! Ele constrói, importa e ensina. Vem semana sim, semana não, pro bairro da Liberdade, pra dar aulas e vender Shamisen, Shakuhachi, etc. Ele mora com a família em Taubaté, aonde também dá aulas e tem um grupo musical com o instrumento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s