Shamisen no Museu Edo-Tokyo

Hoje teve uma demonstração de shamisen e koto. Chamada de “Tokyo Shamisen Tokyo Koto Tenji Seisaku Jitsuenkai” (東京三味線東京琴展示製作実演会), ela aconteceu no Museu Edo-Tokyo (Edo Tokyo Hakubutsukan ou 江戸東京博物館), situado perto da estação de Ryougoku (両国駅) das linhas JR Sobu e da Toei Oedo do metrô.

Museu Edo-Tokyo

Museu Edo-Tokyo

Primeiramente, havia na recepção uma exposição com alguns shamisens e kotos (quem quisesse, podia tirar uma palhinha), e algumas informações legais. Inclusive, hoje eu vi um shamisen de pele de canguru! Para aqueles que não sabem, os normais são feitos com pele de cachorro ou gato, sendo as de gato com som mais refinado mas mais baixo. O som do canguru está entre o som do gato e do cachorro (como eles mesmos disseram, “カンガルーは犬と猫の間です”).

Do que o shamisen é feito, e de onde vem o material

Do que o shamisen é feito, e de onde vem o material

Pele de canguru

Pele de canguru

Uma caixa de shamisen de um mestre!

Uma caixa de shamisen de um mestre!

Depois de uns discursos dos representantes de entidades como a Nagauta Kyoukai (長唄協会, ou algo como Associação da Música Nagauta) e da Nihon Sankyoku Kyoukai (日本三曲協会, ou algo como Associação Japonesa de Shamisen, Koto e Shakuhachi), teve uma apresentação de como o shamisen e o koto são fabricados.

Fabricação artesanal de shamisen

Fabricação artesanal de shamisen

Em seguida, alguns alunos de uma escola ginasial de Oota-ku tocaram koto, e de um primário de Edogawa-ku tocaram shamisen. Aliás, era muito bonitinho ver algumas das crianças que mal alcançavam a extremidade mais distante do braço do shamisen tocando!

Estudantes de primário tocando shamisen

Estudantes de primário tocando shamisen

E por fim, dois profissionais tocaram. O Den no Kai (伝の会) toca um estilo inovador de nagauta, com a força do tsugaru-jamisen. Muito interessante! Embaixo vai um vídeo deles (não de hoje, que eu não filmei a performance deles).

Eles também sortearam diversos prêmios, inclusive um shamisen de pele de canguru e um koto! Mas eu infelizmente não ganhei nada.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Shamisen no Museu Edo-Tokyo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s