Exame de mestrado

Para aqueles interessados no exame de mestrado (nyuugakushiken ou 入学試験) da Graduate School of Information Science and Technology (情報理工学研究科, vulgo IST ou Jouhouri ou 情報理), da Universidade de Tóquio, em especial do Department of Creative Informatics (創造情報学専攻, vulgo Souzoujouhou ou 創造情報), aqui vai o passo-a-passo:

  • O manual deve ser pego de graça no prédio de Engenharia número 8 (工学部第8号館), primeiro andar. Entrando pela porta principal, é no segundo jogo de janelas à direita. Não é no Office of International Students! O manual, pelo menos este ano, estava disponível desde o final de abril.
  • No meio para o final de maio, existe uma palestra sobre a prova (nyuushisetsumeikai ou 入試説明会). Nela, fala-se sobre a Graduate School, os departamentos e os laboratórios.
  • Depois de preencher toda a papelada (incluindo histórico escolar com tradução para o japonês, caso o original não esteja em inglês ou japonês), enviar toda a documentação pelo correio (carta registrada) no começo de Julho. A papelada está toda em japonês, mas se você pedir, eles dão tradução para os manuais.
  • É necessário fazer o TOEFL. Você pode fazer você mesmo antes no Brasil, mas por via dúvidas, a IST e a Graduate School of  Engineering aplicam uma prova equivalente no início de agosto. Não paga nada, é só mandar a folha de inscrição junto no correio.
  • As provas serão no fim de agosto. Para o Creative Informatics, você faz a prova de Matemática ou Programação, e uma prova específica. Esta prova específica pode ser a da própria Creative Informatics, como pode ser provas de outros quatro departamentos da IST (menos o de Mechano-Informatics).
    Para a prova de Programação e a específica da Creative Informatics, acesse aqui. A prova de programação é a que está escrito jitsugi shiken (実技試験) e a específica é a senmonkamoku (専門科目). Para as provas dos outros específicas dos outros departamentos, procure sobre a informação sobre o processo seletivo (nyuushiannai ou 入試案内).
    Na prova de Programação, você pode levar um manual impresso, além de poder usar qualquer coisa armazenada no seu notebook (isso inclui PDF’s e bibliotecas). A prova consta de uma entrevista na parte da tarde, na qual você explicará como você resolveu o problema. Para isso, verifique que a entrada para retroprojetores está funcionando direito! Você pode pedir um laptop no departamento, qualquer coisa.
  • No verão, os japoneses também prestarão a prova. Você pode optar por prestar a prova no inverno também, que aí não terá japonês nenhum e não terá prova específica.
  • As provas podem ser feitas em inglês ou japonês.
  • No começo de setembro sai o resultado!

Referências:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s