Telefone celular

Os japoneses utilizam muito celular – muito mesmo! Sinal pega em quase todos os lugares do Japão (aparentemente com exceção do meu quarto) e fazer uma tonelada de coisas, inclusive pagar comprinhas nas lojas de conveniência.

Hoje eu fui comprar um celular. Fui na Yodobashi Camera de Ueno, onde tinha um stand da Softbank. Por que Yodobashi? Para ganhar pontos no Point Card (ポイントカード), algo como um cartão que você acumula pontos e troca por produtos, e também porque eu precisava comprar um conector de tomada. E por que Softbank? Porque você pode ligar de graça para qualquer outro Softbank das 1 da manhã até às 9 da noite, e mandar SMS e e-mails também (pelo menos para quem tem o e-mail terminado como softbank.ne.jp como o meu)! Aliás, sempre que der, mandem e-mail, porque SMS só permite 70 caracteres e não dá para enviar para outras operadoras, enquando e-mail eu consigo enviar até para o meu Gmail!

Enfim, lá fui eu com a minha tutora comprar o meu keitai (携帯電話). O mais barato, claro. Não tem nada das coisinhas legais que os caros têm, mas dá para viver. Aliás, o iPhone está em promoção, para os Apple-tards de plantão!

Vamos ao que interessa: eu tive de levar o certificado do Gaikokujin Touroku (folhinha azul), as folhas que comprovam que eu sou estudante da Universidade de Tóquio (tem gente que falou que pediram o IC Card), meu passbook do banco (tem gente que falou que eles pediram o cartão de débito, e no caso dos iPhoneiros, um cartão de crédito) e o passaporte.

Depois de o vendedor (tentar) me explicar os planos e falar que ele vai ter que colocar todos e depois eu teria que cancelar os que eu não quisesse, eu assinei uns papéis e pedi para tudo ser debitado automaticamente da minha conta. E saí de lá feliz da vida com meu keitai, que saiu pela metade do preço por eu ser estudante! Ah, mas o cabo você tem que comprar em separado. Estranho…

Dica: Não compre celulares de empresas estrangeiras. Compre os de empresas japonesas, que eles têm suporte para trocentas milhares de funcionalidades específicas do Japão.

Aí foi a vez de ajustar a conta de e-mail e me inscrever no MySoftbank para poder ver como estava a minha conta e para poder cancelar os serviços também. Não entendi nada dos milhares e-mails e menus que eu recebi no caminho, mas nada que uma tradutora mestranda da Universidade de Tóquio não ajudasse! Ah, se você estiver sozinho e não entender porque diachos o formulário acusa erro quando você escreve o seu nome, tem uns negócios que no Japão existem letras romanas de metade do tamanho de um kanji (que é o que usamos normalmente) e os de tamanho inteiro. Tipo: “pato” e “pato”. Então preste atenção!

Observação: O botão “Yahoo! Keitai” ajuda bastante quando você estiver procurando para fazer esses cadastros. E se estiver dando problema de você não conseguir cadastrar e/ou acessar seus dados no MySoftbank, é porque não deu tempo da Softbank processar seu cadastro, então tenha mais um pouco de paciência!

Um pensamento sobre “Telefone celular

  1. Ah, a BIC CAMERA (ビックカメラ) também tem um esquema de pontos muito bons! Fiz todas as minhas compras lá quando estava por ai

Deixe um comentário

