Como sobreviver no transporte público japonês

Os japoneses não gostam de incomodar os outros e, obviamente, sem incomodado. Em um ambiente público e amplamento utilizado como o transporte coletivo, existem algumas regras sociais a serem seguidas.

Primeiramente, celulares. Simplesmente não fale no celular nos trens, metrôs e ônibus. Se for muitíssimo urgente, fale baixo e diga que você está no trem e ligará de volta assim que puder. Isso porque a maioria das pessoas utilizam esse tempo para ler, e convenhamos que é difícil ler quando tem alguém gritando ao seu lado. Então, sempre que entrar no trem, coloque seu celular no modo silencioso (manner mode ou マナーモード), ou deslique se estiver do lado de assentos preferenciais. Ah, e japoneses não são o povo que mais respeitam assentos preferenciais, mas isso não significa que você não precisa dar lugar para um idoso. Nada como um pouco de boa educação!

Seguindo a mesma linha de pensamento, se você estiver lendo um jornal, não o abra na cara do seu vizinho. Comida também, permitido apenas se não tiver cheiro, que o cheiro pode incomodar os outros.

Outra dica: na escada rolante, sempre mantenha do lado esquerdo se você não for correr. Se for correr, corra do lado direito da escada. Mas isso só vale para Tóquio. O resto do Japão pode ser diferente.

Existe um problema muito grande também de pervertidos aproveitando-se do fato que os trens ficam lotados. Então aqui vão algumas dicas. Meninas, no horário de pico (até às 9h30 da manhã), em geral os vagões da ponta são apenas para mulheres. Esses vagões são rosa, não tem erro! Agora, se por um acaso vocês cruzarem com um pervertido, faça um escarcéu para assustar ele. Isso em geral funciona! E meninos, caso vocês não queiram ser confundidos com um pervertido, a dica é sempre deixar as suas mãos em locais visíveis. Afinal de contas, vai que alguma outra pessoa é o pervertido e a mulher acha que é você. Situação embaraçosa…

Mais uma última coisa. Em Tóquio pelo menos, as pessoas empurram quando entram ou saem do trem sem nem pedir licença e/ou desculpa… Então prepare-se! E quando quiser entrar em um trem lotado que nem sardinha, a dica é: vire de costas e empurre, que você tem mais força assim. Boa sorte!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como sobreviver no transporte público japonês

  1. Bizarro. hehe
    Pensei que só aqui as pessoas não usavam as palavras mágicas, mas vejo que é o mal da humanidade.
    Parabéns pelo blog, muito bom!=}

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s