Primeiros Passos: Documentação

Imagine que antes de você ir para o Japão, o Escritório de Estudantes Internacionais manda um e-mail para você falando que tem um documentação extensa para você fazer, e o prazo para tudo isso é dia 08 (caso contrário, adeus mesada de Abril). Legal. O problema é quando você chega no Japão dia 06 à noite…

Vamos lá, a documentação é a seguinte:

  • Submeter a passagem (comprovante que você chegou no Japão) e pegar uns formulários no Escritório de Estudantes Internacionais do Graduate School – no meu caso, prédio 8 de Engenharia
  • Assinar um papel no Escritório de Estudantes Internacionais do departamento – no meu caso, o departamento de Creative Informatics fica no prédio 6 de Engenharia
  • Conseguir o Registro Alien (nome infeliz! Esse é um registro de estrangeiros no Japão, conhecido também como Gaikokujin Touroku ou 外国人登録) na prefeitura de Setagaya (Setagaya Kuyakusho ou 世田谷区役所), que é onde fica o dormitório
  • Fazer a carteirinha do plano de saúde nacional (Kokumin Kenkou Hoken ou 国民健康保険)
  • Abrir uma conta corrente no Banco do Correio (Yuucho Ginkou ou ゆうちょ銀行)
  • Voltar para o Escritório de Estudantes Internacionais do Graduate School com a papelada preenchida e foto colada

Ok, vamos lá. Prepare seu passaporte e umas fotos suas bonitas. Bem, antes de mais nada, esse dia eu fui bem acessorado! O Li-san (D2 do meu laboratório, ou seja, segundo ano de Doutorado), que mora aqui em Soshigaya também, me levou para a Todai. Lá eu encontrei com a minha tutora, Yuki-san (M2 do meu laboratório), e lá começou a jornada…

Primeiro passo: Resolver as pendências dentro da Todai. Fácil! Eu não entendi metade do que a Yuki-san conversava com o povo dos escritórios, mas foi tudo bem.

Segunda passo: Ir para Shibuya, e de lá pegar o ônibus número 24 que vai para Seijogakuen-mae. Parar na estação Setagaya Kuyakusho Iriguchi (世田谷区役所入口) e pegar uma rua transversal à avenida do ponto (qualquer uma das duas mais próximas vai dar na prefeitura). Veja o mapa. Lá, pegar o papel provisório do Gaikokujin Touroku e cópias do certificado (você deve precisar de algumas) em um prédio e a carteirinha do plano de saúde no outro prédio.

Terceiro passo: Voltar para Hongo e almoçar!

Quarto passo: Ir no correio de Hongo e abrir uma conta do banco. Sabe-se lá porque, mas eu mostrei sem querer que eu já tinha a carteirinha de saúde, e o funcionário do correio (que estava prestes a me dar só um comprovante que eu abri a conta) me deu um livrinho do banco (tsuuchou ou 通帳), que ao que parece é mais importante que o próprio cartão!

Quinto passo: Voltar para a Todai para conhecer meu orientador, Ishizuka-sensei.

Sexto passo: Voltar para Escritório de Estudantes Internacionais do Graduate School depois de preencher os milhares de papéis e colar a foto, e entregar o que faltava.

Ufa! Depois disso, eu voltei para o dormitório para dormir, que o jet lag começou a incomodar.

Um pensamento sobre “Primeiros Passos: Documentação

Deixe um comentário

