A Viagem: De São Paulo a Tóquio

Olá a todos! A minha viagem começa aqui!

Saí de casa dia 04 de Abril de 2009, chegando no Aeroporto Internacional de Cumbica cerca de 18h00 para o check-in. Depois de despedir da galera, entrei para o portão de embarque às 20h00 (voo confirmado para as 21h10), passei pelo raio-X e Polícia Federal e fui direto para o avião. Este, por sinal, lotado de bolsistas, que os monbusheiros de São Paulo, do Rio e do Sul foram todos no mesmo voo.

Galera no Aeroporto de Cumbica I (04/04/2009)

Galera no Aeroporto de Guarulhos II (04/04/2009)

Foram 10h35 de voo até Toronto. Chegando no Canadá, tivemos que pegar as malas, passar pela alfândega canadense (eu acho que um bolsista ficou pelo meio do caminho, que deu problema com o visto dele…), colocar as malas em uma esteira e ir correndo para o portão de embarque. Mas claro, nada como uma foto no meio da correria!

Monbusheiros em Toronto! (05/04/2009)

De Toronto para Vancouver foram mais 4h30 de voo. No aeroporto de Vancouver, tivemos que fazer o check-in no balcão da JAL (alguns com bagagem, outros sem, dependendo do que tava escrito na passagem… Vai entender!) e depois ainda deu um tempinho de eu ver o meu irmão que mora lá! E claro, comer um Burger King, que comida de avião é dose!

Agora, o último voo, de Vancouver para Narita, foram mais 9h30 no avião. Depois de quase 30 horas de tortura, chegamos no Aeroporto Internacional de Narita (Narita Kokusai Kuukou ou 成田国際空港)! Quer dizer, teve bolsista que ainda teve que pegar correndo o avião para Osaka, com direito ao nosso voo chegar às 15h45 (uma hora de atraso) e o voo para Kansai sair às 16h. Mas ao que parece, tudo deu certo para eles!

Saindo em Narita depois de passar pela Polícia Federal e alfândega japonesas, nós (eu, Rafa, Tiali, Vinícius, Camila e Fátima) fomos recepcionados por três sempais monbusheiros brasileiros mais a Melina e o Diogo. Despachamos as bagagens por takkyubin (claro, depois do Rafa ligar para o alojamento para perguntar o quarto de todo mundo… Valeu, Rafa!) e fomos de linha Keio (京王線) até a estação Ueno (上野駅), e de lá pegamos a linha Yamanote da JR (JR山手) até a estação de Shinjuku (新宿駅). Por fim, pegamos a linha Odakyu (小田急線) até a estação Seijogakuen-mae (成城学園前駅) e de lá um táxi (Ok, a gente já tava morto) até o dormitório.

Dica: Você está perdido em Narita e quer achar o takkyubin? Olhe no link e veja no topo a figura dos dois gatinhos. Procure no aeroporto e lá estará o dito cujo! Para duas malas, saiu ¥3.280.

Depois disso, apresentação rápida do dormitório, janta no Denis’s, ligação para a mamãe não morrer de preocupação, banho, meia dúzia de e-mails, conversa com o Li (doutorando do meu laboratório) e cama! Ah, cama!

Dica: Em Soshigaya, existem dois computadores no lobby. E 320 quartos. Eles têm acesso wireless (não muito confiável) no térreo também a ¥3.000 por ano, mas você pegar uns planos de Internet rápida de 100mB/s da NTT a uns ¥3.600 por mês, sendo possível rachar com os seus vizinhos via wireless também.

Dica: Para ligar para a mamãe, em Soshigaya existe um cartão da Brastel em cima de uma mesinha perto da entrada. Pegue um, abra, ligue gratuitamente para o número no verso para desbloquear o cartão (eles falam português!), vá para o Mini Stop logo em frente ao alojamento, pague ¥2.000 para recarregar e use à vontade! Ok, não tão a vontade assim que você tem cerca de 30 minutos para falar apenas.

Horário de chegada no alojamento: Aproximadamente 21h, horário do Japão (40 horas depois de sair de casa).