Endereços no Japão

Olhem este endereço, por exemplo:

〒157-0065 東京都世田谷区上祖師谷4-24-1
(157-0065 Tokyo-to Setagaya-ku Kami-Soshigaya 4-24-1)

Não entendeu nada? Então você veio ao lugar certo! Vamos ensinar neste post o que significa esse monte de números e ideogramas!

Primeiramente, aquele negócio parecido com um “T” é o símbolo japonês do correio. Toda vez que você ver aquilo na rua, indica que tem um correio por perto. Aquilo também é o símbolo que indica o CEP. Então o “157-0065″ é o CEP desse endereço.

Em seguida, está escrito o nome da prefeitura. O Japão, assim como o Brasil, o Japão também está dividido em regiões (veja o mapa). As regiões são Hokkaido, Tohoku (東北, que significa literalmente nordeste), Kanto (関東), Chubu (中部), Kansai (関西), Chugoku (中国), Shikoku, Kyushu e Okinawa (沖縄).

Regiões do Japão

Cada uma dessas regiões está dividida em prefeituras, sendo no total 47 delas. Elas são chamadas de Todoufuken (都道府県), porque ao final do nome de cada prefeitura vem um desses quatro ideogramas. Desta forma, temos Tokyo-to (東京都), Hokkaidou (北海道), Osaka e Kyoto-fu (大阪府 e 京都府), e os outros 43 kens, como o Fukuoka e Hiroshima-ken (福岡県 e 広島県). É a partir daí que começa o método de endereçamento do Japão. Então, neste caso, está o nome da prefeitura de Tóquio.

Em seguida, viria o nome da cidade (shi/市 para cidades grandes; gun/郡, chou/machi/町 ou mura/son/村 para cidades menores), depois o nome do distrito (ku ou 区), e estes também podem ser divididos em chou/machi/町 ou ooaza (大字), aza (字) ou koaza (小字).

Agora vejamos o caso do endereço lá em cima. Ele não tem o nome da cidade. Isso porque Tóquio tem 23 distritos especiais (tokubetsu-ku ou 特別区) que formar o centro da capital. Entre eles, estão Chiyoda (千代田区), Setagaya (世田谷区), Shibuya (渋谷区), Shinjuku (新宿区) e Taitou (台東区). No caso lá de cima, é o distrito de Setagaya. No Japão, porém, esses distritos se auto-denominam cidades. A verdade é que eu não sei traduzir direito isso, então eu falo que moro no ku de Setagaya mesmo (piadinha infame).

A parte que vem logo em seguida, Kami-Soshigaya, é a região dentro de Setagaya. Poderia ser também, por exemplo, Tokyo-to Chiyoda-ku Marunouchi (東京都千代田区丸の内).

Aí que começa a ficar legal. Aqueles três números que veem depois são: (1) a região dentro dessa região anterior, (2) o número do quarteirão e (3) o número da casa. Isso porque as ruas do Japão, tirando grandes avenidas, não têm nome! Então eles se localizam (tentam se localizar) pelas quadras. Logo, estamos procurando a região 4 dentro de Kami-Soshigaya, quadra número 24 e casa número 1.

E claro, para facilitar mais as coisas, as casas não estão em ordem crescente dentro da quadra, e sim por ordem de quem registrou a casa quando. Logo, se você está no número 2, o número 1 não necessariamente estará ao lado. Fácil? Existem algumas exceções à esse esquema de endereçamento, como você pode ver aqui!

Mas aí, como você encontrará algum endereço no Japão? Porque convenhamos que para achar algum lugar com o endereço, nem Google Maps faz milagre! Só carteiro e taxista conhece, e olhe lá! Como fazer então? Bem, se você estiver procurando uma loja, veja se eles não tem um mapa (em geral eles colocam mapa para a loja na Internet).

Agora, se for o caso de você explicar como faz para chegar na sua casa, decore pontos de referência a partir de alguma estação do metrô ou trem! Utilizando como o exemplo o endereço lá do começo, é só você descer na estação Seijo-gakuenmae da linha Odakyu de trem, ir para a saída Norte, virar à esquerda na rua da estação, primeira direita, seguir reto mais ou menos 10 minutos andando, esquerda quando a rua acabar e primeira direita. Depois de uns 10 minutos você chegará no endereço! Ele estará à sua esquerda, em frente a um Mini Stop, logo depois de passar por um Seven Eleven.

(Ou você pode pedir para um taxista te levar ao Soshigaya Kokusai Kouryu Kaikan! Cerca de 720 ienes da estação.)

2 thoughts on “Endereços no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s